sábado, 17 de maio de 2008

O descaso da imprensa com a ética

O jornalista deve ser ético e responsável com o conteúdo que apresenta, visto que os meios de comunicação atingem a maioria da população, incluindo os analfabetos. Infelizmente essa não é a realidade, devido à pressa de publicar matérias exclusivas.Muitos não checam a veracidade dos fatos podendo prejudicar pessoas.

Um exemplo de jornalismo antiético foi o caso da jovem Daniele Toledo do Prado, acusada de matar seu bebê por overdose de cocaína. A imprensa publicou o caso sem averiguar os acontecimentos, referiu-se a ela como o “Monstro da mamadeira”, aceitando suspeitas policiais como verdade. Devido à repercussão nos veículos de comunicação, ela foi presa e espancada por presidiárias.

Com a saída do laudo definitivo, ficou comprovado que o bebê não foi intoxicado por cocaína, inocentando Daniele. A criança morreu por uma doença não diagnosticada. A imprensa não deu a importância necessária para o desfecho do caso, esquecendo que feriu a dignidade da jovem mãe.

Preocupados em alcançar fama, alguns jornalistas deixam de lado a ética e a moral e se lançam em matérias sensacionalistas, transmitindo informações e conhecimentos desnecessários.

É fundamental que os comunicadores tenham o comprometimento com a verdade, caracterizando o desenrolar dos acontecimentos e não simplesmente a grandeza da notícia, já que é responsável por influenciar pessoas de todos os níveis intelectuais,

Nenhum comentário: