sábado, 24 de maio de 2008

1968, o ano que marcou o mundo

O ano de 1968 entrou para a história devido a uma série de acontecimentos, como a Guerra do Vietña, o feminismo e a Revolução Cultural.

Em uma entrevista, Todd Gitlin, jornalista e professor de sociologia, autor do livro, “Os Anos 60- anos de esperança”, relata a herança política de 68, o presente e o futuro.

Segundo ele, o ano de 1968 foi um ano agitado.Teve lutas entre a esquerda e a direita, confrontos em Chicago, conflitos de gerações. Houve a polarização dos EUA, que foi impulsionada pelo movimento dos direitos civis.

Ele acredita que, com a Guerra Cultural, existiu uma posição de abertura. Os EUA atualmente aceitam homossexuais, mulheres no poder, negros que tenham autoridade sobre os brancos.

Todd fez comparações entre 1968 e 2008. Ele disse que não há muitas diferenças. A maior mudança é a não existência de sinais que o país está em guerra.O conflito no Iraque parece não interferir no cotidiano das pessoas. Fez comparações também entre o John Kennedy e o Barack Obama. De acordo com ele, Kennedy era mais experiente e tinha uma maior número de aliados que Obama.

Ele enfatiza que o governo Bush está arruinado, que não será perdoado e que os EUA enfrentarão dificuldades para torna-se, novamente, uma superpotência econômica e termina dizendo para esperarmos o desenrolar dos acontecimentos.

Nenhum comentário: