sábado, 10 de maio de 2008

Crítica do filme O Quarto Poder

O filme O Quarto Poder nos mostra como a imprensa influencia a opinião pública. Dustin Hoffman interpretou muito bem o decadente jornalista, Max Brackett.O mesmo acontece com John Travolta que interpreta o desesperado Sam Baily, que acabará de perder o emprego de segurança e está prestes a cometer um grande mal-entendido.O filme deixa claro que Sam não tinha intenção nenhuma em causar qualquer dano, apesar do perigo.

Escalado para cobrir uma matéria no Museu da cidade de Madeline na Califórnia, Max percebe que Sam um ex-funcionário do Museu desesperado para obter o seu emprego de volta ameaça a diretora com uma arma. Com objetivo de deslanchar sua carreira, ele estabelece contato com a estagiária que está do lado de fora do Museu, para iniciar a cobertura ao vivo do evento, que toma outras proporções quando acidentalmente Sam atira em seu colega de trabalho.A situação piora, por crianças estarem no local naquele momento, caracterizando assim um seqüestro.

Os acontecimentos ganham destaque á mediada que desperta interesse nacional, a essa altura, todas as emissoras disputavam cobertura, buscando mais informações sobre Sam e seus reféns. Max controla a situação, ele consegue obter uma entrevista com Sam que liberta duas crianças.Nessa entrevista Max tenta passar uma imagem positiva do vigilante, dizendo que sua única exigência era o perdão de todos.

Os pais das crianças começam a pressionar as autoridades, pessoas fazem protestos, Max e Sam começam a perder o controle da situação. A partir daí a mídia começa a manipular os acontecimentos, buscando audiência, fazendo sensacionalismo, transformando a trama em um mero espetáculo.

O final do filme é emocionante, faz-nos pensar sobre o poder da mídia na população, mostrando que ela não possui escrúpulos para atingir os seus objetivos. E termina brilhantemente mostrando o desespero de Max por não ter conseguido conduzir o desenrolar dos fatos de forma positiva.

Um comentário:

Marianna Rios disse...

gatiinhaa tô gostando de ver hein??
ahahha beijão :*